domingo, 14 de setembro de 2008

Uma estrela chamada Vettel... 2!


Todos são bons na F1, ninguém chega lá de graça. Porém dentre eles nós temos os muito bons e temos os gênios. OK... é cedo para fazer previsões eu sei, porém Vettel com uma STR hoje mostrou que é um excepcional piloto. A pole de ontem deveu-se muito a sorte, mas hoje ele tinha logo atrás dele a McLaren de Kovalainen e Webber da Red Bull que em tese tem um carro melhor do que a filial, e ele se manteve a frente dos dois. Honradamente, sem segurar e usando uma estratégia convencional de duas paradas, mesmo assim ninguém foi capaz de ataca-lo. Assim, Vettel ganhou hoje sua primeira corrida de F1 se tornando o piloto mais jovem a realizar tal feito.
Kovalainen foi o 2, apático durante todo o GP o finlândes além de nem tentar atacar Vettel andou mais lento do que o alemão a corrida inteira.

Kubica depois de grande corrida saindo de 11 foi o 3 e repetiu sua melhor colocação no GP da Itália.
A prova começou com um desnecessário Safety Car. Logo na largada, o companheiro de Vettel, Bourdais teve problemas e por um bom tempo não conseguiu fazer pegar o motor, uma pena para o francês que poderia fazer sua melhor corrida do ano.
Massa chegou num 6 lugar com sabor de derrota, o piloto não foi combativo no ínicio da prova o que acabou acarretando a ele um prejuizo enorme no momento de sua primeira parada, quando ficou preso atras do pelotão de pilotos predestinados a fazer uma parada. De qualquer forma para efeito de campeonato Felipe saiu lucrando, porém poderia ter feito mais.
Hamilton fez grande corrida e nos deu mais uma prova do piloto bom que é. Passou Raikkonen rapidamente depois que os dois se livraram de Fisichella. Após isso Hamilton vôou literalmente no circuito de Monza. Chegou a ser 2, porém a pista foi secando após sua única parada de pit na qual Lewis havia optado por pneus de chuva, com isso, o piloto inglês teve que parar novamente para trocar para os pneus intermediários. Com a pista secando gradativamente ele foi perdendo rendimento com relação ao começo da prova e foi apenas o 7, deixando claro que ontem após o treino Lewis havia optado por um acerto de carro apostando na chuva intensa durante o GP, o que não houve. Botaria em observação as manobras de Hamilton em cima de Glock, jogando o alemão para fora da pista e em cima de Webber, tocando pneus com o australiano que tentava passa-lo no fim da prova, manobras um tanto... agressivas de mais.
Raikkonen fez uma corrida discretissima, não atacou ninguém durante a prova e acabou o Gp no merecido "lugar do bobo", o 9 lugar. É bom Kimi se preparar para começar a ajudar Massa porque a três provas sem marcar pontos, em 4 lugar no campeonato e 21 pontos atrás de Hamilton, Raikkonen agora é certamente o escudeiro oficial da equipe, terá que fazer jûs a ajuda de Massa no GP do Brasil ano passado.
Nelsinho fez uma boa corrida, chegaria nos pontos não fosse a ausência de a abandonos e sua posição de largada muito distante da zona de pontos.
Barrichello fez uma prova apagada, a exemplo de Hamilton apostou na chuva e saiu perdendo, chegou em 17, prejudicado também pelo desempenho do carro.
Coulthard mostrou mais uma vez que vai tarde da F1, depois da batida com Fisichella, que tirou o italiano da prova, bateu em Nakajima faltando duas voltas para o fim da corrida. Nesse fim de semana David foi a ovelha negra das equipes dos energéticos.
Mais uma vez o dia foi de Vettel. Foi bonito também ver a volta de Gerhard Berger ao pódio, 11 anos após a última vez no GP da Alemanha de 1997, e 20 após ter tido a glória de vencer um GP da Itália com uma Ferrari. Sebastian ano que vem dará trabalho e fará uma grande temporada, é só esperar para ver.
A imagem do dia

Nenhum comentário: