quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Espectativas para Cingapura


É, parecia tão longe no início do ano e enfim chegou, um dos momentos mais aguardados e anciados pelos fãs de automobilismo. Amanhã a essa hora já terão sido realizados os primeiros treinos noturnos da história da F1. Além de serem também os primeiros em Cingapura local onde a F1 jamais disputou um GP, localizado no sudoesde asiático o pais ocupa algumas ilhas ao sul da peninsula malaia, se separa por um estreito canal da Malásia na sua porção norte, e por um canal pouco mais largo a sul separa-se da Indonésia. Speed N' Thrash também é cultura!
A pista tem 5.067 Km em sua extensão, a prova será disputada em 61 voltas e as primeiras estimativas dizem que a prova vai ter duração de por volta de 1h e 50min. Com esses números constata-se estatísticamente que a pista é das mais travadas, de fato é a segunda de menor média do calendário atual, perdendo para Mônaco apenas. Assemelha-se bastante ao meu ver com o antigo circuito de Adelaide na Austrália onde as corridas duravam por volta disso, porém a pista era menor e um pouco mais rápida, vale lembrar que eram 81 voltas.
É um circuito sem muitos pontos de ultrapassagem, o único ponto claro para mim é no fim do retão entre as curvas 5 e 7, além disso varios pilotos reclamaram das zebras que aparentam ser altas de mais além de possuirem tartarugas nas extremidades internas que podem jogar o carro no muro no caso de um ataque forte demais.
Veja o desenho da pista:

É difícil prever quem irá se favorecer, equipes médias como Renault, Red Bull e Toyota podem voltar a andar bem já que se saem melhor em circuitos travados.
A STR pode vir a enfrentar um fim de semana difícil após a vitória de Monza, pois não sei se o time tem um bom carro para esse tipo de pista.
A Honda como sempre deve decepcionar.
A McLaren pode ter até alguma vantagem sobre a Ferrari pelo fato de aquecer os pneus mais rápidamente em asfalto frio, a temperatura estará alta durante o fim de semana é verdade, mas é preciso lembrar que a corrida será disputada a noite, sem sol para aquecer a pista, assim o time inglês pode até estar em tese um passo a frente do italiano tomando de exemplo o GP da Itália.
Porém, segundo a Ferrari depois dos testes de Jerez na semana passada essa vantagem não existe mais, será? teremos que esperar pra ver.
Raikkonen já declarou que ajudará Massa na disputa do mundial. "Acho que temos a possibilidade de ganhar as quatro corridas e vou ajudar. Vou fazer de tudo para que a equipe consiga seus objetivos" disse Kimi.
Não dúvido de nada disso, com certeza a Ferrari deve ter sentado com os dois e definido a vida da equipe daqui para o fim do ano. Logicamente farão tudo parecer boa vontade de Kimi, dúvido que declarem Massa é 1 e Kimi escudeiro oficialmente, isso não acontecia nem nos tempos de Irvine e Barrichello ao lado de Schumacher portanto não ocorrerá agora.
Hamilton vem numa posição delicada, agora tem os dois carros da Ferrari trabalhando pelo mesmo propósito, fazer de Felipe Massa campeão. Ficará mais dificil para o inglês em condições de igualdade, já que Kovalainen não tem se mostrado um piloto "prestativo" esse ano.
A BMW também é outra que poderá se dar bem, nunca devemos bota-los fora de eventuais pódios, ou até porque não em casos especiais, de vitórias.
Acredito que nenhuma equipe irá disparar na frente, vantagem hipotética tem a McLaren pelo asfalto de temperatura baixa, apesar da Ferrari negar tudo embasada nos testes da semana passada.
O treino classificatório será fundamental pelas características da pista. não vou botar a mão no fogo e fazer de advinho de novo, prefiro esperar para ver pois em Valência tudo o que eu disse aqui foi por água a baixo.
É isso ai muita anciedade... tomara que a prova não nos decepcione.

Nenhum comentário: