domingo, 28 de setembro de 2008

Alonso: a estrela vive


Depois de um ano sem vitórias, enfim Alonso sai da fila com uma corrida sensacional. O espanhol largou de 15, por problemas no treino de ontem. Na partida pulou de 15 para 12, uma estratégia que parecia um tiro pela culátra, se transformou em grande lucro após a batida de Nelsinho Piquet na volta 15. Nessa altura Fernando já havia feito seu pit estava no meio do bolo, mas tinha a vantagem de ter feito sua primeira parada, e contando com a punição de 10 segundos de Nico Rosberg, o espanhol foi para a ponta para não larga-la mais até o fim das 61 voltas da 800 corrida da F1, a primeira noturna. Alonso impecável.
Grande prova de Nico Rosberg, conseguindo seu melhor resultado na F1. Um 2 lugar que poderia ser vitória se não tivesse tido azar de ter que parar durante o pit fechado, o que lhe rendeu uma punição de 10 segundos. Mesmo pagando tal punição o alemão andou forte e conseguiu o 2 lugar.
A decepção do dia ficou por conta da Ferrari, com dois carros largando entre os três primeiros no grid a equipe fez mal em acabar o GP zerada.
Massa depois de boa largada vinha liderando com folga, até a primeira parada. Felipe ao ver o sinal verde arracou do pit lane, porém levando um artefato indesejado, a mangueira de reabastecimento. O tal sistema moderno de pirulitos bonitinhos da Ferrari fez Massa perder uma corrida ganha, em mais um erro do time italiano que mais uma vez se atrapalhou. O piloto foi prejudicado pelo macânico que deu o sinal para ele voltar a pista. O brasileiro ainda após sair levando a mangueira e esperar o time correr a té a saida do pit lane para desingata-lá do carro, além disso levou um Drive-Though por sair novamente em cima de Adrian Sutil da Force India. Perdeu completamente o foco da prova, errou constântemente, foi ultrapassado por Kubica na pista e chegou numa horrorosa 13 posição apenas a frente da Force India de Fisichella e levando 5.7s de Bourdais, o 12. Dia para esquecer. A curiosidade ficou por conta do segundo pit tanto do brasileiro quanto de Raikkonen, aboliram a máquina ingrata antes mesmo da corrida ter acabado, substíruindo-a pelo pirulito convêncional.

Massa arranca seu carro com a magueira engatada no mesmo
Raikkonen vinha em uma crescente após a largada, começava a se aproximar de Hamilton até que o Safety Car entrou na pista. O finlândes parou atrás de Massa para a primeira parada, perdeu tempo e assistiu de camarote ao erro da Ferrari. Depois disso começou a se recuperar fazendo uma corrida burocrática ganhando a maior parte das posições no pit, porém a 4 voltas do fim, quando Kimi era o 5, ele erra na curva dez e acaba no muro de Cingapura, completando o dia desastroso da equipe Ferrari. Kimi a expressivas 4 provas sem pontuar.

Kimi bate a 4 voltas do fim
Junto com Alonso o piloto que mais tem motivos para comemorar é seu ex-companheiro de equipe, Lewis Hamilton. O inglês sai de Cingapura não só lider do mundial, mas agora com 6 pontos somados ao único que tinha de vantagem para Massa, com o 3 lugar na corrida de hoje. A McLaren tem motivos para comemorar também, com os problemas da Ferrari e o 3 lugar de Lewis o time inglês é o novo líder do campeonato de construtores. Kovalainen decepcionou denovo, 10 lugar. Sem comentários.

Hamilton: motivos de sobra para sorrir
Boa corrida mais uma vez de Vettel, acabou nos pontos de novo. Se por um lado Raikkonen não pontua desde Valência, Vettel pontuou em todas as provas desde a valênciana com direito até mesmo a uma vitória. Falei e repito, esse alemão vai dar (muito)trabalho.
Outro alemão que fez corrida excelênte foi Glock. O piloto da Toyota chegou em 4, com mais uma vez um grande trabalho. Glock talvez tenha sido o piloto que mais evoluiu desde o começo do ano.
Boa noite de Coulthard, marcando pontos pela segunda vez no ano, numa raletivamente boa 7 colocação.
Nakajima tenha tido talvez seu melhor fim de semana na carreira, largou em 10 chegou em 8, além de ter demonstrado arrojo durante o GP.
Kubica fez corrida apagada, vinha bem até o primero pit quando teve que parar durante o mesmo fechado. Levou 10 segundo de penalização a exemplo de Rosberg. Porém seu problema foi Fisichella, que o segurou por muito tempo num ritmo ruim, fazendo Robert chegar em 11.
Barrichello parou após seu pit na volta 16, salvo engano meu por pane seca. Tive a impresão de não ter entrado combustível durante a parada, vi a equipe tentado trocar a mangueira, porém Rubens arrancou.
A coisa ficou feia, da cor do céu de Cingapura para Nelsinho. O brasileiro bateu, um erro assumido na volta 15. Está na hora do brasileiro abrir o olho, mais um resultado desses e uma possível renovação com a Renault fica muito complicada.
Daqui 15 dias Japão, ou a Ferrari se acerta ou vai saber qual o sabor amargo de, a exemplo McLaren ano passado, deixar escapar um campeonato ganho por entre seus dedos.

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