quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Cowboys From Hell (Pantera)

Reconhecimento. Isso era o que procuravam os membros do Pantera ao gravar esse disco no ano de 1990. A banda nunca havia tido sucesso comercial algum até o lançamento desse disco, que marca começo da era Thrash, pela qual o Pantera ficaria conhecido.
Nada melhor do que começar o disco com a faixa título e primeiro Hit do disco, Cowboys From Hell. Um hino, notamos logo do que se trata o disco, os vocais de Phil Anselmo misturando funk,Thrash e Heavy acompanhados da guitarra de Dimebeg Darrell cujo timbre de distorção mais parece uma marreta, Vinnie Paul e seu pedal duplo implacável adicionando-se ainda as palhetadas fortes "groovistas" de Rex no baixo. Cowboys From Hell é uma musica que não deixa nada a desejar se o que você procura é peso e mexer um pouco sua cabeça (rsrs).
(Diamond) Dimebag Darrell é uma atração a parte, trazendo riffs nevosos, solos rápidos e harmônicos. Uma tecnica e um jeito inigualável de se tocar guitarra até hoje quando tratamos de Thrash Metal. A criatividade de Dime ao fazer riffs impressiona, leiam-se Heresy, o inicio de The Art of Shredding e Clash with Reality.
A banda também foi muito influênciada pelo Heavy Metal clássico nessa época, podemos ver isso nos vocais de Phil Anselmo nas faixas Cemetery Gates, The Sleep, Medicine Man, Psycho Holiday e The Art of Shredding. Nessas faixas observamos a versatilidade da voz de Phil, há tanto agudos que lembram Judas Priest, como também partes que lembram por exemplo Slayer.
Isso revela-se ao longo do disco como forte vírtude do conjunto, mesclar Heavy e Thrash como ninguém havia feito antes.Há momentos também em que a musicalidade entra em cena, como é o caso do solo de Psycho Holiday, The Sleep, e claro, Cemetery Gates. Cemetery por sinal merece destaque no disco, além de ser um dos maiores clássicos da banda, mostra com certeza até onde ia tecnica dos musicos, lógicamente sem perder a pegada característica pesada e firme.
Message in Blood talvez seja a mais fraca do disco. Não é ruim, mas diria que é a menos brilhante do albúm.
O outro irmão Abbott, Vinnie Paul, tem como principal característica o uso do pedal duplo em sua bateria, como vemos em Domination, Clash With Reality e principalmente no começo de Primal Concrete Sledge. Vale destacar também a intro de Medicine Man em que Vinnie e Rex fazem ótimo clima obscuro para a entrada de Darrell com mais um de seus riffs matadores.
Groove é marca registrada de Rex, o baixista usa palhetas e com isso a entonação grave do baixo fala alto. Além de soar incrivelmente bela em Cemetery Gates transmite tensão em Medicine Man. Genial!
Constatando isso tudo, podemos concluir que o Pantera inventou praticamente um novo jeito de se tocar Metal e inovou. Inovação que abriu mais ainda o leque experimentações e revolucionou o Thrash.
Se você se interessa por metal de qualidade não deixe de ouvir esse disco por nada!
Set List:
1. Cowboys From Hell
2. Primal Concrete Sledge
3. Psycho Holiday
4. Heresy
5. Cemetery Gates
6. Domination
7. Shaterred
8. Clash With Reality
9. Medicine Man
10. Message in Blood
11. The Sleep
12. The Art of Shredding

Nenhum comentário: