quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Espectativas para Monza

Chegamos a Itália, terra da Ferrari. O histórico circuito de Monza que esse ano vai atuar como uma das provas decisivas do mundial. A pista tem 5.793 Km e a prova será disputada em 53 voltas. O record da pista é de Rubens Barrichello em 2004 1.21.046.
Ontem vi em alguns sites possibilidade de chuva para a prova, se isso ocorrer será uma dor de cabeça e tanto para as equipes e pilotos pois corridas com chuva em Monza não são muito comuns e se tratando se uma pista de alta se começar a chover no meio da prova será para os pilotos duplamente complicado de controlar os carros pois além da dificuldade de andar com um F1 na chuva terão que lidar com a falta de pressão aerodinâmica, a mais baixa da temporada, tornando pilotar um F1 um verdadeiro fio de navalha. Essa é normalmente a corrida mais curta da temporada, explicado principalmente pelo regime de aceleração que é alto durante a prova. No ano passado a prova foi vencida por Alonso em 1h.18min.37.806.

Tome contato com o desenho da pista:

Hamilton vem mordido por ter sido desclassificado no último Gp em Spa e como a McLaren sobrou ano passado ele pode vir a ganhar a prova, o que na minha opinião não seria surpresa alguma, como também não será surpresa se a Ferrari dominasse o fim de semana. A equipe está em casa e precisa mais do que nunca de uma vitória a frente dos "tifosi" que viram esse ano um começo em que os carros vermelhos sobraram porém acompanhados e atrapalhados pela própria equipe italiana. Se encontram agora numa posição de não poder mais cometer erros até o fim do mundial se não quiserem ser vistos como "a Williams da década de 90" nos dias atuais.
Massa vem com vantagem ele esta 17 pontos sobre Raikkonen, vendo isso acredito que a equipe após o Gp da Bélgica privillgiará o brasileiro perante ao finladês, porém Raikkonen já provou que é mestre em reações nas situações adversas, foi o caso no Gp do Japão de 2005 e logicamente no campeonato do ano passado.
É impossivel apostar em alguém principalmente porque nos testes de Monza ocorridos há duas semanas a Ferrari andou bem. Acredito que o Gp será dos mais disputados do ano e ainda com a hipotética ameça de chuva a corrida pode ficar aberta a surpresas.

Nenhum comentário: