sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A Saga da Williams: Parte 2

Chegam os anos 90 e com eles o avanço da eletrônica, a Williams começava ai um grande passo na sua história, o desenvolvimento da suspensão ativa paralelo a temporada de 1990.
A primeira temporada dos anos 90 se assemelha a temporada de 1989, a Williams briga durante todo o ano com a Benetton pelo 3 posto no campeonato de construtores mas com a dobradinha de Moreno e Piquet no Japão e a vitória de Piquet em Adelaide perde o duelo. Os pilotos são os mesmos também, Patrese e Boutsen. Patrese vence o Gp de Ímola e Thierry o Gp da Hungria e ambos acabam o ano em 7 e 6 respectivamente.
Boutsen vence o Gp da Hungria com Senna nos calcanhares
Para 1991 volta Mansell dessa vez ex-Ferrari e sai Boutsen para Ligier e permanece o italiano Patrese. O ano não começa bem o carro não é muto confiavel o que abre espaço para que Ayrton Senna ganhe as 4 primeiras provas. Na 5, o Gp do Canadá a Williams tem o melhor rendimento disparada, Patrese faz a pole mas é ultrapassado por Mansell na largada, e para piorar Riccardo tem problemas durante a prova e cai na classificação de 2 para 4, Mansell por sua vez estava 52s a frente do ex-companheiro Piquet acenando para a torcida e comemorando na última volta, quando derrepente seu carro começa a parar após o "hairpin" do Casino deixando a vitória de mão beijada para o piloto da Benetton do número 20 que ganha a prova. Sobre o que houve ali na hora há duas versões, a 1 diz que Mansell vinha comemorando e bateu na chave geral do carro desligando-o. Meio fajuta, mas possivel. A 2 e mais provavel, fala que ele abaixou a rotação do motor fortemente nas últimas voltas e o alternador do carro não conseguiu gerar energia suficiente o que fez com que o carro extremamente eletrônico apagasse e colocasse o câmbio em neutro impedindo que o Leão fizesse o carro pegar no tranco logo após o "hairpin". O ano torna-se uma briga de davi e golias. Mansell (golias) tem o melhor carro, mas de vez em quando se atrapalha ou é atrapalhado pela equipe como por exemplo no Gp de Portugal, onde deram ordem ao Leão de ir para a pista com a roda traseira direita solta, o que na ocasião o tira pontos importantes e indíspensaveis dele. Senna (davi) não tinha um carro tão bom mas era constante e paciênte, o que fica nítido em Suzuka quando na volta 9 Mansell perde a concentração atrás de Ayrton, roda e perde o título de pilotos. Fica em 2 com 5 vitórias. Patrese acaba o ano em 3 com duas vitórias e a equipe em 2 no campeonato de construtores.

Mansell e Senna na briga antológica do Gp da Espanha de 1991
1992 tenha sido talvez a melhor temporada da Williams, desde a estréia na Africa do Sul via-se claramente que em condições normais não havia como ganhar dos carros de Frank, mas a equipe tinha muitos problemas com a constância dos pilotos,(Gp da Hungria) na confiabilidade da parte elétrica (Gp da Itália e Austrália) e com o desastroso trabalho de box que assombra-os durante todos os anos 90, um exemplo disso foi o Gp de Mônaco, Nigel demorou na troca de pneus fazendo com que Senna o ultrapasasse. O leão mostrou ali que tinha o melhor carro da F1 não deixando Senna em paz nas gradiosas últimas voltas da corrida lendária. Mansell se sagra campeão com 9 vitórias, Patrese acaba em 2 com uma vitória e lógicamente Williams massacra nos construtores.

FW 14 B o melhor carro da Williams
Em 1993 muda-se completamente a dupla de pilotos, Mansell vai para a Indycar ser piloto da Newman-Haas e Patrese vai para a Benetton. O carro continua imbatível explorando as facílidades da suspensão átiva como no ano anterior, dessa vez com Prost e o filho do ex-campeão mundial Graham Hill, Damon Hill. A equipe toma um susto no começo da temporada, Senna surprieende a todos e lidera o campeonato até o Gp do Canadá, mas Prost vence a prova e com o abandono de Senna dispara para ser campeão antes do fim do mundial, confirmando o título no Gp de Portugal antepenúltima prova do ano. Hill fica em 3 no mundial e a Williams se sagra campeã pelo segundo ano seguido.
Chega 1994, Prost aposenta-se, Hill continua na Williams de número 0 e para a de número 2 vem o brasileiro Ayrton Senna, que se refiria a Williams nos anos passados como um carro de outro planeta. Porém a Williams sofre um revés com as mudanças no regulamento para a temporada, proibe-se o uso da eletroníca demasiada nos carros, eles perdem a suspensão ativa. No 1 Gp a falta da eletrônica e a Benetton mostram-se grandes adversários. Senna roda nas voltas finais tentando chegar em Schumacher, em Aida o brasileiro larga mal, é tocado por Mika Hakkinen da McLaren e é acertado por Nicola Larini da Ferrari, definitivamente o ano não começava bem. Chegam a Ímola com as tragédias na Sexta e no Sabádo o F1 vive um momento muito complicado. Senna faz o pole e na 6 volta sua barra de direção se rompe no meio da curva Tamburello o que provoca uma batida forte, na qual o braço de suspensão entra na viseira chegando a cabeça do brasileiro o matando instantâneamente. A justiça italiana move ação judícial contra Adrian Newey e Patrick Head por negligência, são consideirados culpados em 2006 mas não são condenados a nenhuma pena. O ano continua, para o lugar de Senna chamam David Coulthard que não consegue a princípio bons resultados sendo substítuido por Mansell no Gp da França, porém o leão desadaptado a F1 abandona a prova na volta 45 com um suposto câmbio travado, o que alguns dizem ser uma desculpa para um Mansell exausto após 60% de prova de baixo do calor do verão europeu. Coulthard continua na Williams fazendo boas apresentações, e como melhor resultado soma um 2 lugar em Portugal depois de muitos azares nas corridas anteriores. É substituido por Mansell ao final de sua temporada na Indycar. A disputa do título fica entre Hill e Schumacher, chegam ao Gp da Austrália com um placar 81X80 pontos a favor de Schummy. Eles brigam de forma intensa durante a prova, até que Schumacher erra, bate e volta para a pista, Hill ansioso tenta passa-lo imediatamente, o que acaba numa batida controversa dando o primeiro título ao alemão da Benetton. No campeonato Hill fica em 2, Coulthard em 8 e Mansell que venceu o Gp da Austrália em 9. E Williams é campeã de construtores

O acidente que decidiu a temporada de 1994



Breve, parte 3...

Nenhum comentário: