segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Perfil - Johnny Herbert

Bem, esse é um novo quadro: Perfil... vou contar história de um piloto de F1 ou Indy que já tenha se aposentado. O perfil de hoje é o de Johnny Herbert.




Dados Pessoais e da Carreira:
Nascimento: 25/6/64
Nacionalidade: Inglês
Primeiro GP: Brasil 1989
Último GP: Malásia 2000
Melhor Grid: 4 lugar(x2)
Melhor Resultado: 1 lugar(x3)
GPs: 165
Pontos: 97
Títulos: 0
Equipes que passou: Benetton/Tyrrell/Lotus/Ligier/Sauber/Stewart/Jaguar

Johnny começou no kart em 1974, em 1978 se sagrou campeão da categoria junior inglesa e após disso em 1979 e 1982 foi campeão senior na categoria 135cc. Em 1983 Johnny começou andar de monopóstos andando de Formula Ford, nesse tempo ele se destaca como um grande piloto o que rende a ele boas oportunidades nos anos seguintes. Em 1988 Johnny se muda para a Formula 3000 (GP2 de hoje), o ano corria bem até que em agosto no GP de Brands Hatch ele se envolve num grande acidente, quebra as duas pernas e encerra o ano ali.

O acidente de F3000 em Brands Hatch quase acaba com a carreira do inglês
Mesmo assim para 1989 Johnny assina com a Benetton já na Formula 1 para ser companheiro de Naninni, começa bem o ano consegue já na estréia um 4 lugar no Brasil, porém Herbert ainda seqüelado por seu acidente no ano anterior não consegue boas performances, ainda consegue um 5 lugar no Gp dos Eua mas não se qualifica bem para as corridas e fica de fora do Gp do Canadá o que o tira definitivamente do time. Herbert ainda tenta continuar correndo dessa vez na Tyrrell, se classifica para o Gp da Bélgica mas roda na volta 3 e depois não consegue se classificar para o Gp de Portugal acabando assim o ano com 5 pontos na 14 colocação.

Johnny conquista seus primeiros pontos logo na estréia com um ótimo 4 lugar
Em 1990 Johnny participa de algumas corridas de protótipos no Japão, depois do terrivel acidente de Martin Donally em Jerez acaba sendo chamado pela equipe Lotus para ocupar seu lugar nas duas últimas provas Japão e Austrália, abandona as duas.
1991 chega e Johnny já recuperado de seu acidente em 1988 começa a mostrar seu talento, ele ganha ao lado de Volker Weidler e Bertrand Gachot as 24 horas de Le Mans, e após a demissão de Julian Bailey da Lotus ele é contratado pelo time e corre na maioria das corridas até o fim do ano. A exemplo de 1990 ele não pontua.

Herbert vence em 1991 as 24 horas de Le mans abordo de um Mazda 787B
Em 1992 Johnny finalmente corre a temporada inteira, mas seu grande número de quebras seguidas e sua inconstância acabam o atrapalhando no campeonato, e também acaba tendo sua performance ofuscada pela de seu companheiro de equipe, o futuro bi-campeão do mundo Mika Hakkinen que soma 11 pontos enquanto Herbert apenas soma 2 acabando o ano 15 lugar.

Johnny se revela em 1992 um piloto irregular e imprevisivel
Em 1993 Johnny tem sua melhor temporada na Lotus. No Gp Brasil, segunda prova do ano já mostra pra que veio, disputa palmo a palmo a 3 posição com Schumacher da Benetton no fim da prova dando até um "X" no alemão uma volta antes de ser ultrapassado ficando assim com 4 lugar na prova. Ele repete esse resultado mais 2 vezes no ano e ainda chega em 5 no Gp da Bélgica, confirmando o bom ano. Herbert é 9 no fim do ano.
1994 é um ano complicado para ele, começa o ano na Lotus, que não tem um bom carro. Assim faz milagres conseguindo três 7 lugares e largando em 4 no Gp da Itália, mas tem suas chances detonadas na corrida por Eddie Irvine, que provocou uma grande batida na qual Herbert se envolveu na primeira curva da prova. Na relargada Johnny larga com a versão antiga do motor Mugen que dura apenas 13 voltas e explode deixando-o a pé. No Gp da Europa Johnny vai para Ligier, chega em 8 na corrida, mas recebe uma proposta para se transferir a Benetton nas duas últimas provas substituindo Verstappen que vinha numa temporada fraca. Herbert abandona as duas corridas, mas ganha um contrato para o ano de 1995. Acaba o ano sem somar pontos.

Herbert começa 1994 na Lotus...

...vai para Ligier e corre apenas em Jerez...

... depois é contratado pela Benetton
Herbert tem seu melhor ano na F1 em 1995, tem o grande carro do ano porém suas desavenças com a equipe por dar tratamento preferêncial a Schumacher acabam com suas chances de ficar no time por mais tempo e fazer uma temporada melhor. Apesar disso tudo Johnny chega a 4 pódios e consegue duas vitórias nos Gps da Inglaterra e da Itália aproveitando-se de azares dos concorrêntes diretos. Durante o ano a constâcia foi sua meta pela primeira vez na carreira. Acaba o ano em 4 lugar com 45 pontos.

Herbert vence o Gp da Inglaterra com competência
Por sua grande temporada em 1995 Johnny vem bem cotado para 1996, assina com a Sauber mas tem uma temporada abaixo da espectativa, é constântemente batido pelo companheiro Frentzen. Soma apenas 4 pontos por seu 3 lugar no caótico Gp de Mônaco acabando assim o ano em 14.
Em 1997 não se esperava grande coisa do inglês e ele contraria de novo as espectativas fazendo um bom ano no parâmetro da Sauber. É um pontuador constânte ao longo do ano, consegue um pódio na Hungria e tem um grande susto no Gp da Itália quando Ralf Schumacher o coloca pra fora da pista fazendo com que Johnny bata forte no fim da reta dos boxes, mas por sorte ele nada sofre. Acaba o ano com 15 pontos em 10 no campeonato.

Irvine tira da prova Herbert e Villeneuve na primeira curva do Gp da Austrália
Esperava-se dele um grande ano em 1998, Johnny marca um ponto na primeira corrida, e só, no resto tem um ano de muito azar e inconstância. Infeliz com a equipe e principalmente depois do Gp da Inglaterra por uma ordem mal aceita por Johnny de deixar Alesi passar, Herbert demonstra não ter vontade de continuar na Sauber. Com esse 1 ponto acaba o ano em 15 no mundial de pilotos.
Johnny acerta com a Stewart em 1999. Começa o ano nem sequer participando do Gp da Austrália por uma quebra simultânea antes da largada do motor Ford tanto no carro dele quanto no de seu companheiro Barrichello, a equipe da preferência do carro reserva a Rubens que largava em 4. Desse modo o ano começa fraco, pois o carro Stewart era bom, mas constântemente quebrava, e vai assim até o Gp do Canadá quando Herbert soma seus primeiros pontos no 5 lugar. E mais uma vez Johnny, quando ninguém apostava nele sem marcar pontos desde o Canadá, consegue uma façanha, ganha o Gp da Europa em Nurburgring, 15 etapa do ano, largando da 14 posição depois de uma corrida caótica de muita chuva, acidentes e de azares dos concorrêntes. Acaba o ano em 8 com 15 pontos.

Herbert festeja com Barrichello no pódio no dia da sua última vitória na F1
A Stewart é vendida para a Ford em 2000 e se torna Jaguar. Johnny continua no time mas não faz bom ano, seus melhores momentos são na Áustria e em Indianápolis quando por varias voltas durante o desenrolar das provas ficou na zona de pontos. Sua carreira se encerra em Sepang onde Herbert até ia bem na 5 posição mas sofre um acidente forte na volta 47 provocado pela quebra da suspensão traseira, Johnny sai apoiado pelos fiscais mas não sofre nada. Herbert não pontua em 2000.

Johnny em seu último ano
Demonstra interesse em correr pela CART mas acaba não recebendo propostas para 2001, então Johnny assina com a Arrows para ser piloto de testes por um ano. Sua última aparição no circo da F1 foi em 2006 quando se tornou diretor da equipe Midland, mas após sua falência Johnny abandona o círco, apenas correndo hoje em dia em provas de veteranos da F1.

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