domingo, 12 de outubro de 2008

De novo! (quem diria!)


E mais uma vez o piloto surpresa da F1 surpreendeu. Fernando Alonso de forma incrivel venceu o GP do Japão, o espanhol nas duas últimas corridas somou nada menos que 20 pontos, e pensar que antes disso ele tinha 28, fantástico. A grande corrida do espanhol teve como adversário Robert Kubica que depois da confusão na primeira curva assumiu a ponta. Alonso e Renault fizeram uma tática perfeita, o espanhol tinha menos gasolina do que o polonês no tanque, sabendo disso no momento da primeira parada "botou" 5 voltas a menos de combustível para poder sair a frente, abrir e passar o piloto da BMW no segundo pit. Dito e feito, e mais uma vez Alonso foi impecável.
Kubica foi o 2, não conseguiu ir atrás de Alonso em dia inspirado do espanhol, porém defendeu-se bem de Kimi Raikkonen nas voltas que seguiram seu pit enquanto ele tinha pneus frios. Robert ainda está na disputa do título, 12 pontos atrás de Hamilton e 7 atrás de Massa, difícil, mas não impossível do jeito que vai a constância nesse ano.
Raikkonen fez corrida apagada, depois de ter sido colocado para fora na primeira curva por Hamilton o Ice Man, não fez mais nada além de passar Trulli e tentar sem sucesso roubar o 2 lugar de Kubica. Mesmo assim o 3 lugar foi um bom resultado para ele que não pontuava a 4 provas, e vital para a Ferrari que agora reassumiu a liderança do mundial de construtores.
Hamilton parece querer repetir o vexame do ano passado, o inglês disputou desnecessáriamente a primeira curva com Raikkonen que havia-lhe roubado a primeira posição na largada, Hamilton travou seus pneus e jogou ele, Raikkonen, Kovalainen e Massa para a área de escape, foi punido desnecessáriamente ao meu ver, com um Drive-Though por isso. Ainda antes de pagar a pena foi tocado por Massa e caiu para a última posição. Logo depois que pagou a pena foi um zero a esquerda, não fez mais nada e acabou em 12.

O filme de 2007 se repetiu na primeira curva
Massa teve uma corrida dificil foi colocado por Hamilton fora na primeira curva, duas voltas depois o mesmo inglês o passou quando Massa espalhou na curva 9, porém Massa não engoliu a ultrapassagem e desse modo bateu em Lewis na curva 10, o que lhe concedeu ao meu ver uma merecida punição. Depois de pagar a punição e parar no pit, Massa foi o piloto da prova. O brasileiro andou forte enquanto todos os pilotos paravam para abastecer, batendo a volta mais rápida seguidamente. Quando parou voltou em 10 a 20 segundos dos pontos, Massa de forma heróica tirou toda a diferênça e passou Heidfeld e Webber chegando originalmente na 8 posição.

A batida de Massa em Hamilton, que lhe concedeu a punição
Um lance polêmico da prova foi a batida de Massa com Bourdais na saida do pit quando francês não tirou o carro e Massa fez a tangência da curva como se não tivesse ninguém ao lado. Bourdais foi punido indevidamente na minha opinião, após a prova com 25 segundos acrescêntados no tempo total. Com isso Felipe foi 7, descontando 2 dos 7 pontos que tinha de desvantagem para Hamilton antes da corrida.
Falei de Bourdais que certamente fez sua melhor corrida na temporada, ficando convincêntemente a frente de Vettel. Uma pena a punição.
A batida com Massa que tirou de Bourdais os 3 pontos do 6 lugar
Mesmo com a punição de Sebastien, seu compenheiro Vettel garantiu a festa para a Toro Rosso ficando com a 6 posição.
Boa corrida de Trulli que se aproveitou dos acontecimentos da primeira curva muito bem. O italiano defendeu bem as honras da Toyota, chegando em 5.
Heidfeld foi a decepção do fim de semana. Largou em 16 e não conseguiu seguer um ponto na prova, ficou em 9 com a desclassificação de Bourdais. Digo que o alemão teria sua situação bem complicada se ainda não tivesse assinado com a BMW para o ano que vem.
Nelsinho fez a melhor corrida da carreira depois de largar em 12 chegou em 4 com uma corrida boa. Talvez o melhor momento foi quando passou Trulli nas paradas de pit.
Barrichello fez uma corrida dentro das limitações de sua carroça que nitídamente andava de 8 a 9 Km/h a menos que os outros no fim da reta dos boxes. Depois de defender brilhantemente a posição de Rosberg não conseguiu fazer melhor que um 13 lugar uma volta atrás de Alonso. Pelo menos chegou a frente de Button.
Corrida que fez algumas vítimas no inicio como Coulthard que bateu feio e Kovalainen que quebrou.


Valeu a pena ter ficado acordado!

Nenhum comentário: