Uma pista de média para alta velocidade, o ponto de maior velocidade é retão entra as curvas 13 e 14 onde o piloto chega a atingir 310 Km/h. É também senão o único o melhor ponto de ultrapassagem do circuito ao seu final. Reta que tem também belas arquibancadas ao lado.
Bela obra arquitetônica dos engenheiros chinêses e esperteza do fotógrafo que pegou um trecho de arquibancada cheia, coisa rára nesses anos.
A corrida será disputada em 56 voltas na sua totalidade, no ano passado Raikkonen ganhou o GP com 1h:37:58.395. Corrida que começou com pista molhada e que na ausência da chuva foi secando ao longo da prova. Chuva que por sinal deve aparecer também nesse ano como nos dois últimos e pode ser decisiva.
O recorde da pista é de Michael Schumacher de Ferrari em 2004, mesmo não estando em dia inspirado o alemão marcou 1:32.238 na última volta do GP. Corrida na qual tivemos a vitória de Barrichello, sua última e até hoje a única de um brasileiro no circuito chinês.
Veja o desenho da pista:
Para esse ano a F1 chega pegando fogo a China, Hamilton vem na minha opinião mais pressionado do que no ano passado, pois até a data do GP da China passado ainda não tinhamos visto Lewis cometer tantas besteiras quantas cometeu de lá pra cá. E inclusive após na última prova, toda a confusão com Raikkonen na primeira curva que lhe rendeu um Drive-Though e uma cobrança moral muito maior do que no ano passado. Vale lembrar que no ano passado Lewis perdeu a corrida e a primeira chance de fechar o mundial lá quando insistiu em ficar na pista brigando com Raikkonen com seus pneus intermediários práticamente na lona. Não deu outra, foi ultrapassado por Kimi e quando ia chegando ao pit se assanhou querendo ganhar tempo, escapou e foi parar no único metro quadrado de brita do circuito de Xangai.
Lewis começa a jogar pela janela o campeonato de 2007 na caixa de brita na entrada do pit lane de Xangai. Será que ela estará presente nesse ano?
Mesmo a pressão em cima do inglês sendo grande, boto fé numa corrida de cabeça de Hamilton, acredito que não vai dividir freiadas arriscando tudo como o visto no Japão, pelo menos é o que eu acho e espero para o bem dele. A tal da chuva pode vir a ajudá-lo
Massa dessa vez tem que se concentrar no treino classificatório que é dos mais importantes de sua vida, é hora de botar a cabeça no lugar e tirar o máximo possível do carro, para chegar ao Brasil com menos desvantagem para Lewis ou até mesmo a frente do inglês no campeonato. Uma coisa joga a favor de Massa, até hoje foram disputados 4 GPs na China e a Ferrari ganhou 3 deles. Com isso podemos constatar que é a China é uma pista que naturalmente é boa para a Ferrari. Vale dizer que a McLaren jamais ganhou em Xangai, a outra vitória foi de Alonso em 2005. No caso de chuva Felipe vai ter que mostrar serviço se quiser ser campeão, já que a habilidade de Hamilton em piso molhado é inquestionável como a melhor da atualidade.
Kubica vem de franco atirador, como dos candidatos do título é o mais consistênte deve mirar o pódio na prova e torcer por azares. O polonês vai bem na China provou issso no ano passado quando liderou boa parte da prova e abandonou por problemas mecânicos ainda em 1 na volta 33. Como a BMW não tem um carro para lutar por vitórias é esperar mesmo o azar dos outros.
Raikkonen tem mais uma vez a missão de ajudar Massa, seja como for o finlandês também precisa chegar em 2 de qualquer maneira para descontar pontos de Hamilton. Biotônico Fontura nele! Se ainda não encontrou, a Ferrari precisa encontrar um modo de faze-lo andar mais rápido do que está andando.
Enfim... a promessa é de uma corrida emocionante de muitas alternativas como sempre foi o GP da China, e ainda com a possível chuva deve realmente ser das provas mais interessantes.
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