segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Perfil - Gerhard Berger (Parte 2)

Chegamos aos anos 90.
Para 1990 Berger troca de equipe com Alain Prost, Prost vai para Ferrari e Gerhard vai ser companheiro de Senna na McLaren. O ano começa bem, Berger sai na pole no GP de Phoenix, porém a sorte vira na prova, ele bate e após algumas voltas abandona com problemas na embreagem. Berger tem ano de muito azar, o carro é bom mas Gerhard não consegue vitórias. As duas melhores oportunidades desperdiçadas por ele são no Canadá, quando Gerhard chega em 1 na pista, porém tem acrescido a seu tempo de prova 1 minuto por ter queimado a largada, assim da vitória a Senna e fica com a 4 posição. Outra oportunidade clara de vencer disperdiçada foi no GP do Japão quando Senna e Prost bateram na primeira curva deixando o 1 lugar para Gerhard, porém uma volta depois ele roda sozinho em cima dos detritos do acidente abandonando a prova. Berger acaba o ano empatado com Piquet, ambos com 43 pontos, porém Nelson se classifica na frente por ter ganho as duas últimas provas. Com isso Berger é 4, já que não tinha ganho nenhuma prova.

Berger por varios azares não vence em 1990
Em 1991 Berger tem um começo de ano ruim com muitos abandonos. As quebras são as principais causas dos abandonos. O indice no começo da temporada é tão grande que nas primeiras 7 provas ele abandona 5, 4 delas por problemas mecânicos. Após a fase ruim Berger bota a cabeça no lugar e consegue bons resultados. Tem atuação decisiva no título de Ayrton nos GPs da Espanha e Japão conseguindo a Pole nessas provas. GP do Japão no qual Gerhard finalmente "consegue" sua primeira vitória depois de 31 GPs na McLaren. Num acordo feito antes da prova entre Senna, Ron Dennis e Berger ficou definido que se Senna tivesse assegurado o mundial e se por acaso ele estivesse a frente de Gerhard sederia a posição, o que ocorreu e Berger venceu a prova. Gerhard acaba o ano com os mesmos 43 pontos na mesma 4 posição de 1990.

Gerhard finalmente vence sua primeira corrida na McLaren no GP do Japão
Em 1992 a McLaren cai de rendimento e a Williams explorando as virtudes da suspensão ativa é quase imbatível. O melhor grid de Gerhard no ano é logo na primeira prova, GP da Africa do Sul, um 3 lugar. Um fato curioso da temporada é o acidente entre Patrese e Berger em Portugal. O italiano tentava passar Gerhard na reta dos boxes sem saber que o austríaco entraria no pit, assim na hora que Berger freiou para adentrar o box, Riccardo não teve chance de freiar e decolou por sobre o carro da McLaren. Patrese não sofreu nada, porém Gerhard vendo o risco que correu o italiano sempre levantou a mão ao entrar no box desde esse dia até o fim da carreira de piloto. Mesmo com todas as dificuldades esse é o melhor ano do austríaco na equipe, ele ganha 2 provas, os GPs do Canadá e da Austrália. Acaba o ano em 5 com 49 pontos.

O que sobrou do carro de Patrese após a batida com Berger em Estoril
Em 1993 Berger volta a Ferrari para ser piloto ao lado de Jean Alesi. O carro é ruim e Gerhard por varias vezes se precipita durante as provas se envolvendo em confusões e acidentes. A maior das confusões em Mônaco quando tenta passar Hill na Lowes pelo 2 lugar, bate e perde um grande resultado que já seria o 3 lugar. Talvez o momento mais embaraçoso da carreira de Berger aconteceu durante o GP de Portugal, quando ele acelerou de mais na saida do pit, saiu de traseira, atravessou a pista logo a frente de Derek Warwick, que por sinal levou um dos maiores sustos da vida, e bateu no muro do outro lado da pista, abandonando a prova dessa maneira. Berger tem como melhor resultado no ano um 3 lugar no GP da Hungria. Finaliza a temporada com 12 pontos em 8 lugar no campeonato.

A batida de Gerhard em Portugal

Berger bate com Andretti no inicio do GP do Brasil de 1993
No ano de 1994 a Ferrari melhora sensívelmente. O único problema é a confiabilidade do carro o que não faz com que Gerhard não consiga mais pontos. O fato é que o carro da Ferrari era muito bom em pistas de alta velocidade, o que faz com que Berger some 2 Poles no ano nos GPs da Alemanha e Portugal e vença o GP da Alemanha, sua 9 vitória na carreira. Gerhard é constânte durante o ano todo conseguindo nada menos que 6 pódios na temporada. Berger termina a temporada em 3 lugar com 41 pontos.

Berger vence o duelo com Alesi em 1994



Amanhã vem a parte 3!

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