No ano passado Kimi Raikkonen venceu a emocionante prova e faturou o título depois das 71 voltas completadas por ele em 1h:28:15.270, com Felipe Massa em 2 e Fernando Alonso em sua última corrida na McLaren em 3, Hamilton fez uma de suas piores apresentações na F1 largou em 2 e finalizou em 7 depois de uma corrida com muitas trapalhadas, perdendo assim o título mundial para Kimi que antes da prova estava 7 pontos atrás dele.
A pista de Interlagos está dentre as mais trabalhosas de todo o calendário. Uma pista de média para alta velocidade, com um desenho interessante, pois há uma parte bem veloz, depois da saida da junção dividida pela freiada do S do Senna até o fim da reta oposta e uma parte bem travada e sinuosa, apartir do Laranjinha até a Junção novamente. O recorde do círcuito pertence a Juan Pablo Montoya de Williams em 2004, 1:11.473, corrida por sinal vencida pelo colômbiano, a única vitória da Williams no ano.
Montoya no dia da última vitória da Williams na F1 e única vez em que Barrichello subiu no pódio por aqui
O círcuito também é dos mais exigentes para o pescoço dos pilotos, alguns chegam até a usar um apoio ao lado direito do capacete pelo excesso de curvas para esquerda, 10 ao todo. Porém a curva que mais exige do pescoço é o Laranjinha que é para direita, lugar onde a força G chega a 5.00. Não é incomum vermos ao final das provas os pilotos apoiarem a cabeça no encosto do cockpit.
Veja o desenho da pista:
Hamilton vem 7 pontos a frente, tem o direito de não precisar vencer a prova pode ser até 5 com Massa em 1, em 6 os dois empatariam mas pelo número de vitórias Massa seria campeão. E 7 com Massa em 2. Se Massa chegar em 3 marcará 6 pontos e mesmo que Lewis não pontue Felipe ainda ficará com desvantagem de um ponto, assim sendo Hamilton será o campeão.
Olhando esse panorâma constatamos que a missão de Massa não é nada fácil, pois não depende apenas de si mesmo, necessita de uma combinação de resultados e se tratando de uma McLaren o carro concorrente as coisas ficam muito complicadas. A menos, logicamente, que o fator humano influencie na decisão mais uma vez, como no ano passado, onde Hamilton deu vexame e deixou cair no colo de Raikkonen um título praticamente ganho.
Vamos relembrar: Depois de ter caido de 2 para 4 na largada Hamilton tentou de forma precipitada passar Alonso no fim da reta oposta, acabou saindo da pista e caindo na classificação para 10. Após esses infortunios, Lewis parecia que tinha botado a cabeça no lugar porém logo depois de assumir o 7 lugar, apertou o neutro de sua McLaren e na afobação do momento demorou a perceber o que tinha acontecido e assim acabou caprichosamente caindo para a última posição. Ainda chegou em 7 porém não conseguiu tirar o título de Kimi.
Essa recordação faz ainda termos dúvida de qual será a postura de Hamilton na prova, se agirá por seu instinto vencedor ou ouvirá a razão e fará uma corrida de chegada visando o título. Vamos esperar para ver.
Porém Interlagos é uma pista da qual Massa gosta, ganhou aqui em 2006, ganharia em 2007 e liderou pela primeira vez na carreira uma corrida de F1 no Brasil em 2004.
E para apimentar as coisas a previsão é de chuva para o fim de semana, ponto positivo para Hamilton que se destaca nessas condições, e Massa digamos não é nem sombra do inglês no piso molhado. Por outro lado Massa pode contar com o escudeiro Kimi Raikkonen, que deve ajuda-lo no possível. Já Hamilton não tem um escudeiro confiável, Kovalainen se mostrou um piloto inconstante e sem tocada para disputar com o inglês e com as Ferraris, ponto para Massa. Não, não acredito em jogo sujo de Kimi. Não acredito que Kimi seja capaz de bater em Hamilton para beneficiar Massa, não acredito também que isso seja da personalidade do finlandês. Veremos uma disputa limpa.
Acredito na Ferrari melhor que a McLaren, veremos amanhã a verdade estabelecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário