quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Espectativas para Fuji

Chegamos ao Japão, 15 etapa do mundial de F1 de 2008. Chegamos aos 4.563km do circuito de Fuji, que ano passado nos proporcionou uma corrida com grandes lances que teve como vencedor Lewis Hamilton completando as 67 voltas previstas no tempo limite de 2 horas de prova. O recorde da pista pertence ao inglês com 1:28.193, tempo que deve ser triturado esse ano com facilidade já que a corrida foi disputada no ano passado com muita chuva e a previsão para o domingo em Fuji é tempo seco. Assim como também no caso de uma corrida em pista seca não deveremos chegar nem perto das 2 horas do ano passado, já que além da chuva tivemos duas intervenções do Safety Car.
A pista é uma das que mais exige no quisito da força G (força centrifuga) no ano, principalmente nas curvas 3 e 4 onde o "G" varia de 4.26 para 4.32. Com isso o preparo fisico de cada piloto vai ter um papel fundamental durante a prova de domingo.
A reta do circuito é a maior da F1 atual com 1,5km. O autodromo é super seguro, não há como bater nem querendo, pois o circuito dispõem de grandes áreas de escape de asfalto, chegando a até mesmo parecer um estacionamento de shopping center. O único a conseguir bater lá foi Alonso no ano passado. Lembra?
Só mesmo aquaplanando para bater em Fuji
Veja o desenho do circuito:

Para Massa e Ferrari é vencer ou vencer, sendo assim parando de cometer erros infântis de estratégia e de pit lane. A volta do pirúlito manual já um progresso, depois de erros seguidos durante a temporada. Para Raikkonen é 2 lugar na cabeça, o finladês não pontua desde o GP da Hungria realizado a 2 meses. Não pontuar em 4 etapas seguidas é inadimissível para um piloto da Ferrari, que por sinal não vence desde a Espanha em Abril.
Ferrari que por sinal não é mais a líder no mundial de construtores. E pensar que no começo do ano a Ferrari era vista como carro imbatível. Os tempos (quem diria!) mudaram.
Hamilton não vem tranquilo, porém tem o direito de fazer uma prova sem tanta pressão, quanto Massa por exemplo. Se for esperto inglês fará uma corrida para chegar ao pódio, independêntemente da colocação das Ferraris. Acredito que tudo o que vimos ano passado já são águas passadas, Hamilton será o mais cauteloso possível nessas últimas provas.
BMW's podem ser gratas surpresas na prova, como também STR's e Williams, equipes que tem bom rendimento em pistas de alta, como é o caso de Fuji.
Quem virá melhor, McLaren com Hamilton? Ferrari com Massa e Raikkonen? ou alguém surpreende?
Não acho que devamos levar o ano passado como parâmetro, bem como a Ferrari já não é mais o melhor carro do ano disparado, Fuji pode não ser mais território das inalcaçaveis flechas de prata como há um ano atrás.

Nenhum comentário: